Comitês Temáticos

Para saber mais, clique com o botão esquerdo sobre as imagens.

Comitê Temático Sobre Gênero

Profa. Dra. Ana Elisa Liberatore Silva Bechara

Currículo Lattes

Dra. Helena Campos Refosco

Currículo Lattes

Profa. Dra. Maria Dolores Montoya Diaz

Currículo Lattes

Profa. Dra. Maria Paula Dallari Bucci

Currículo Lattes

Profa. Dra. Nina Beatriz Stocco Ranieri

Currículo Lattes

Dr. Rodrigo Correia do Amaral

Currículo Lattes

Comitê Temático Sobre Democracia

Prof. Dr. Cícero Romão Resende de Araújo

Currículo Lattes

Prof. Dr. Ruy Gomes Braga

Currículo Lattes

Comitê Temático Sobre Cultura

Prof. Dr. Eugênio Bucci

Currículo Lattes

Comitê Temático Sobre Saúde

Profa. Dra. Ludhmila Abrahão Hajjar

Currículo Lattes

Dr. Luis Eduardo Batista

Currículo Lattes

Comitê Temático Sobre Sustentabilidade

Prof. Dr. Hussam El Dine Zaher

Currículo Lattes

Prof. Dr. Miguel Antonio Buzzar

Currículo Lattes

Comitê Temático Sobre Economia

Em construção

Ana Elisa Liberatore Silva Bechara é Professora Titular do Departamento de Direito Penal, Medicina Forense e Criminologia da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Vice-Diretora da Faculdade de Direito da USP (2022-2026). Graduada (1998), Doutora (2004) e Livre-Docente em Direito Penal (2011) pela Faculdade de Direito da USP (2011). Foi pesquisadora convidada junto ao Max Planck Institut für ausländisches und internationales Strafrecht, à Rheinische Friedrich Wilheims Universität Bonn e à Universidad de Salamanca. Investigadora e docente da International Academic Network for the Abolition of Capital Punishment (Espanha). Membro da Red de Investigación Respuestas a la Corrupción asociada al Crimen Organizado (Colômbia); do Grupo de Pesquisa “Aporofobia y Derecho Penal” (Espanha) e do Grupo de Pesquisa “Teoria e História do Direito”, na linha de investigação Crime e Castigo: História do Direito Penal e das Ciências Criminais, junto à Universidade de Lisboa. Foi membro do Conselho de Política Criminal e Penitenciária do Estado de São Paulo; do Comitê Interinstitucional de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas; e do Comitê de Ética em Pesquisa da Secretaria de Administração Penitenciária, junto ao Governo do Estado de São Paulo. Tem como principais linhas de atuação teoria do bem jurídico; hermenêutica penal; corrupção; e questões de gênero no Direito. (Fonte: Currículo Lattes)

Helena Campos Refosco é Doutora em Direito, com louvor, pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP (2017). Bacharela em Direito (USP, 2004). Pesquisadora Visitante na Faculdade de Direito de Harvard (2015-2016). Pesquisadora Associada do Centro Observatório das Instituições Brasileiras (COI – USP). Professora Voluntária da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB). Juíza de Direito do Estado de São Paulo (2006-presente), convocada como Juíza Auxiliar do Ministro Roberto Barroso na Presidência do Conselho Nacional de Justiça (2023-presente). Juíza Auxiliar da Ministra Rosa Weber na Presidência do Supremo Tribunal Federal – STF (2023). Juíza Auxiliar do Ministro Ricardo Lewandowski no STF e no Tribunal Superior Eleitoral (2017-2023). Juíza Formadora pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM). Membro da Associação Brasiliense de Direito Processual Civil – ABPC. Parecerista de diversas publicações científicas. (Fonte: Currículo Lattes)

Maria Dolores Montoya Diaz concluiu o doutorado em Teoria Econômica na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) em 1997 e Livre-Docência em Estatística Econômica e Econometria na FEA-RP/USP em 2003. Foi docente do departamento de Economia da FEA-RP/USP (1997-2010), onde foi presidente da Comissão de Graduação entre 2004 e 2006. É professora titular do departamento de Economia da FEA-USP, onde foi Presidente da Comissão de Pós-Graduação da FEA/USP entre 2013-2017. Atualmente é uma das coordenadoras do Grupo de Pesquisa EconomistAs [Brazilian Women in Economics]. Foi editora da revista Economia Aplicada e editora de seção da revista Estudos Econômicos. Atua na área de Economia, com ênfase em métodos e modelos matemáticos, econométricos e estatísticos aplicados às áreas de Economia da Saúde, Economia do Gênero, Economia da Educação e Economia do Trabalho. Diretora da FEA-USP no período 2022-2026. (Fonte: Currículo Lattes)

Maria Paula Dallari Bucci é Professora da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Departamento de Direito do Estado. Livre Docente em Direito do Estado pela USP (2012), com Doutorado (2000) e Mestrado (1994) pela mesma instituição. Coordenadora da ESNAP-USP, Escola Superior Nacional de Advocacia Pública, curso de especialização em Direito Público promovido em convênio pela FD-USP e a ANAPE- Associação Nacional de Procuradores dos Estados e Distrito Federal, desde 2021. Membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável (“Conselhão”) e da Câmara Técnica de Transformação do Estado, do mesmo Conselho. Foi Visiting Scholar na Universidade de Wisconsin (2022).Foi Presidente da Comissão de Graduação da Faculdade de Direito da USP (2018-2021), tendo presidido a Subcomissão para o novo Projeto Pedagógico daquela Faculdade (2014-2016). Foi Secretária de Educação Superior do Ministério da Educação (2008-2010), Consultora Jurídica do MEC (2005-2008) e Procuradora Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) (2003-2005). Foi Procuradora da USP (1992-2018), onde exerceu as funções de Superintendente Jurídica (2014-2017), Procuradora Geral (2014-2015), e Assessora Jurídica da Agência USP de Inovação (2011-2013). Tem larga experiência profissional em Direito Público, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas e Direito Público, Teoria do Estado, Direito Administrativo, Inovação, Direito Educacional. (Fonte: Currículo Lattes)

Nina Beatriz Stocco Ranieri possui graduação em Direito (1978) e mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992), doutorado (1999) e livre docência (2009) em Direito pela Universidade de São Paulo (1999). É presidente da Comissão de Graduação da Faculdade de Direito da USP e coordenadora da Cátedra UNESCO de Direito à Educação da mesma Faculdade de Direito. Pesquisadora do Núcleo de Políticas Públicas da USP – NUPPS e da Équipe de Droit Publique da Université Jean Moulin – Lyon 3. Entre outras atividades profissionais, foi procuradora jurídica (1985 a 2014) e secretária geral da USP (2003 a 2005), secretária-adjunta de ensino superior do Estado de São Paulo (2007 a 2010), Membro do Conselho Estadual de Educação de São Paulo (2007-2015 e atualmente, desde 2020). Atua em diversos conselhos consultivos e editoriais no Brasil e no exterior. Membro da Academia Paulista de Educação (APE, cadeira n 16). Sócia efetiva do Movimento Todos pela Educação.Vice-Presidente e membro do Conselho Curador da Fundação Universitária para o Vestibular FUVEST (2022-2024). É Professora Associada 3 (Faculdade de Direito) da Universidade de São Paulo. Atua na área de Direito Público, com ênfase em Teoria Geral do Estado e Direito Educacional. (Fonte: Currículo Lattes)

Rodrigo Correia do Amaral é cientista social pela Universidade de São Paulo (2006) com doutorado direto em Sociologia pela mesma instituição (2019). Durante a pós-graduação, recebeu bolsa-sanduíche de curta duração pelo DAAD e realizou estágio de pesquisa na UNESCO Chair in Cultural Policy for the Arts in Development, baseada na Universität Hildesheim (2018). Atua desde 1999 com a formulação e o desenvolvimento de políticas públicas. Possui interesses de pesquisa na dimensão cultural do desenvolvimento, no mapeamento de trajetórias dos artistas e produtores culturais do Brasil, e nos estudos sobre a desigualdade de gênero nas carreiras científicas e criativas. É professor de pós-graduação no Istituto Europeo di Design (IED – São Paulo), participante do programa de Residência em Inovação do InovaUSP, e pesquisador associado do Centro Observatório das Instituições da Universidade de São Paulo (COI/USP). (Fonte: Currículo Lattes)

Cícero Romão Resende de Araújo possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1984), mestrado em Filosofia pela mesma Universidade (1989) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1994). É professor titular do Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo. Atua no campo da teoria Política, onde suas pesquisas concentram-se nos seguintes temas: moralidade política, pensamento republicano clássico e contemporâneo, democracia e justiça. Mais recentemente, tem feito investigações, por um lado, sobre a política brasileira corrente; e, por outro, sobre as crises contemporâneas da democracia e da ordem neoliberal. (Fonte: Currículo Lattes)

Ruy Gomes Braga Neto é graduado em Ciências Sociais (1993), mestre em Sociologia (1996), doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2002), livre-docente da Universidade de São Paulo (2012) e professor titular (2019) da Universidade de São Paulo. Também realizou pesquisas de pós-doutorado na Universidade da Califórnia em Berkeley (2010-2011 e 2015-2016).  Ruy Braga atuou como professor visitante nas seguintes universidades: École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), Universidade Nacional de Cuyo (Mendoza, Argentina), Universidade de Coimbra e Universidade da Califórnia em Berkeley. Foi chefe do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (2016-2020) e coordena o Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania (Cenedic). Atualmente, além de coordenar junto com Marco Aurélio Santana o Comitê de Pesquisa (CP) intitulado “Sociologia do Trabalho” da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), preside a Comissão de Cooperação Internacional da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e é pesquisador-associado junto ao The Society, Work and Politics Institute (SWOP) da Universidade de Witwatersrand. (Fonte: Currículo Lattes)

Eugênio Bucci é Professor Titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Superintendente de Comunicação Social da USP, é membro do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta, do Conselho Deliberativo do Instituto Vladimir Herzog, do Conselho Administrativo do Colégio Santa Cruz de São Paulo e do Conselho Editorial da revista Interesse Nacional (ISSN 1982-8497). Integra os Conselhos Consultivos da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), da Pública Agência de Jornalismo Investigativo e do Instituto Palavra Aberta. Escreve quinzenalmente na seção Espaço Aberto do jornal “O Estado de S. Paulo”. Foi Coordenador Acadêmico da Cátedra Oscar Sala (IEA-USP) entre 2020 e 2023. Em 2021, encerrou seus mandatos como membro do Conselho Científico-Cultural do Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e do Conselho Consultivo da Fundação OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo). Foi professor da ESPM entre 2010 e 2014, onde dirigiu o curso de Pós-Graduação em Jornalismo com Ênfase em Direção Editorial, de 2011 a 2013. Foi presidente da Radiobras de 2003 a 2007. Na Editora Abril, foi diretor de redação das revistas Superinteressante e Quatro Rodas e Secretário Editorial. (Fonte: Currículo Lattes)

Ludhmila Abrahão Hajjar é Professora Titular da Disciplina de Emergências Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP – MS-6 desde 2023. Especialista em Clínica Médica, Cardiologia, Medicina de Emergência e em Terapia Intensiva. Diretora da Cardio-Oncologia do InCor-HC-FMUSP. Coordenadora da Cardio-Oncologia do ICESP-HCFMUSP. Diretora da Cardiologia do Hospital Vila Nova Star e Coordenadora das UTIs cardiológica e cirúrgica do Hospital DF Star. Coordenadora da Pós-graduação da Cardiologia – FMUSP. Representante da América Central e da América Latina na Sociedade Europeia de Medicina Intensiva (2023-2025). Graduou-se em Medicina na Universidade de Brasília UNB (2000). Residência em Clínica Médica no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo HCFMUSP (2003).Residência em Cardiologia no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – InCor-HCFMUSP (2005). Doutorado em Medicina pela FMUSP (2010). Livre Docente pela FMUSP (2014). Professora Associada do Departamento de Cardiopneumologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP – MS-5 (2014-2023). Coordenadora da UTI Covid do Hospital das Clínicas da FMUSP em 2020 e 2021. (Fonte: Currículo Lattes)

Luís Eduardo Batista Possui mestrado e doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Pós-doutorado pela Escola de Enfermagem da USP. Pesquisador Científico da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, atualmente cedido para o Ministério da Saúde para ser Assessor para Equidade Racial em Saúde da Ministra da Saúde Nísia Trindade. Foi o criador (2003) e coordenador durante oito anos da área técnica saúde da população negra da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (2003-2010). Foi membro do Comitê Técnico de Saúde da População Negra do Ministério da Saúde. Tem desenvolvido estudos sobre impacto do racismo na saúde; gênero, classe, raça/etnia, idadismo/etarismo e saúde; problemas estruturais da sociedade brasileira e o impacto na saúde. Atuou na Comissão de Ciências Sociais e Humanas em Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) entre 2010-2018. Membro e ex coordenador do GT Racismo e Saúde da (Abrasco). Ex membro do Conselho Deliberativo da Abrasco (2018-2021). Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação, Territórios Negros e Saúde da UFSCar. Integra o Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Políticas Públicas de Saúde Mental (GPIPPSAM) do Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA USP). (Fonte: Currículo Lattes)

Hussam El Dine Zaher possui graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade de Humanidades Pedro II (1989), mestrado em Evolution des Vertebrés pela Université Paris VII – Pierre et Marie Curie (1990), doutorado em Systématique et Evolution pelo Muséum National d’Histoire Naturelle de Paris (1994) e pós-doutorado pelo American Museum of Natural History de Nova York (1998) e Museu Nacional do Rio de Janeiro (1997). Obteve a sua Livre-Docência em 2004, pelo Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Titular do Museu de Zoologia, onde atua como curador das coleções de Herpetologia e Paleontologia e orienta nos Programas de Pós-Graduação em Sistemática e Zoologia da USP e da UNESP-Rio Claro. É Chercheur Attaché do Muséum National d’Histoire Naturelle de Paris, Research Associate do American Museum of Natural History, foi membro do Conselho da Sociedade Brasileira de Zoologia, assessor da BIREME/OPAS/OMS e Coordenador científico do programa de biblioteca virtual SciELO Biodiversidade. É atualmente Pró-Reitor Adjunto de Cultura e Extensão USP. (Fonte: Currículo Lattes)

Miguel Antonio Buzzar é Professor Titular do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2023). Professor Livre Docente/Associado do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (São Carlos). Diretor do IAU USP (2016-2020), Vice-Diretor IAU USP (2020). Possui graduação em arquitetura e urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – USP (1980), mestrado em estruturas ambientais urbanas pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo USP (1996) e doutorado em estruturas ambientais urbanas pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo USP (2002). Livre Docente pela Escola de Engenharia de São Carlos USP. Diretor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – IAU USP (2016-2020). Líder do Grupo de Pesquisa ArtArqBR: Arte, Arquitetura Brasil e do grupo de Pesquisa Arquitec: Arquitetura, Tecnologia e Habitação, ambos certificados pelo CNPq. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em História da Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura moderna, arquitetura contemporânea, programas públicos, urbanismo contemporâneo e avaliação. (Fonte: Currículo Lattes)