Os observatórios são instrumentos voltados à organização de um tipo de conhecimento panorâmico e empírico sobre determinado assunto. A criação de um Observatório dedicado ao tema das Instituições brasileiras, no âmbito da Universidade de São Paulo, é com o propósito de criar uma referência no armazenamento, na organização e disponibilização de dados existentes sobre este tema.
Com esta característica, o Observatório pretende colocar à disposição de pesquisadores(as), jornalistas, formuladores(as) de políticas públicas e interessados(as) em geral um conteúdo interativo e fácil de ser acessado sobre as diferentes instituições brasileiras, bem como promover debates entre especialistas que gerem reflexões inovadoras sobre o sentido desses dados.
Professor Titular e Livre-Docente, aposentado, da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP e Ministro, aposentado, do Supremo Tribunal Federal – STF e do Tribunal Superior Eleitoral – TSE. Possui graduação em Ciências Políticas e Sociais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1971), graduação em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (1973), mestrado em Relações Internacionais – Tufts University/Havard (1981), mestrado e doutorado em Direito pela USP (1980/1981). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos humanos, interpretação constitucional, separação de poderes, reforma do judiciário, mercosul, soberania e democracia. (Fonte: Currículo Lattes)